Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!


ANO 14 .............................................. No. 82

NOVEMBRO - DEZEMBRO de 2009 ............ Director: Álvaro Trigo


ABERTURA

2009 tem sido um ano muito turbulento, não só para os mercados financeiros como também para o BOLETIM.

O BOLETIM mudou de residência e encontra-se agora no Tripod. A mudança de localização deve-se ao facto, já anunciado anteriormente, de Geocities ter terminado o serviço gratuito de Webpages. Não só isso, mas problemas de natureza pessoal tem-nos roubado tempo que seria dedicado à confecção desta newsletter.

Esperemos que 2010 traga mais regularidade e estabilidade tanto aos mercados como ao BOLETIM FINANCEIRO.

Neste número resolvemos responder a algumas perguntas feitas recentemente por alguns leitores e amigos. Pensamos que são de interesse geral e fazemo-lo numa “Mesa Redonda”.

MESA REDONDA

Quatro leitores fazem parte desta mesa Redonda.

Leitora J. C. : - A primeira pergunta veio duma leitora. Ela contou-nos o seu problema.

Tinha uma pequena conta num discount broker (eNorthern). Esta firma decidiu terminar o serviço e enviou-lhe uma carta informando-a disso. Ofereceu-se para transferir a conta para outro broker “free of charge”. Caso não dissesse nada, a conta seria transferida automaticamente para Questrade.

A leitora não tomou nenhuma acção e a conta foi transferida para Questrade.

Nos fins de Dezembro, quase há um ano atrás, ela dirigiu-se ao escritório desta firma, em Toronto, para que lhe dessem os elementos para poder consultar a conta online.

A recepcionista ouviu o seu pedido, desapareceu por momentos, e quando regressou disse que estavam “short of staff” e deu-lhe uma senha temporária para estabelecer uma conta online.

A leitora, em casa, foi à internet e à página da firma, entrou o número da conta e a senha temporária. Foram-lhe pedidos elementos pessoais e um cheque de $5.00. O que se seguiu foi que, seguindo as instruções, acabou por abrir nova conta.

Resolveu enviar um email para Questrade, a contar o sucedido, e recebeu a seguinte resposta: We have all necessary documentation in order to open your account. We will transfer funds from your old 3xxxxx to a new 3xx3x4 account. As soon as this will be done, your new account going to be activated and you receive login and password for the trading platform in two separate e-mails”.

Please feel free to contact us if you have any additional questions.

Como a informação não foi recebida, ela enviou um novo email para Questrade e recebeu uma resposta contradizendo a anterior; que por razões de segurança, não enviavam passwords por email.

Foi-lhe dito para usar, novamente, o login e senha (temporária) para ter acesso à conta.

Uma série de emails e um telefonema não resolveram o problema e a leitora quer desistir de Questrade.

BOLETIM – Questrade é o online broker que tem as comissões mais baixas, mas, só isso. Uma alternativa será transferir a conta para outra firma. Infelizmente para uma conta pequena como a da leitora, e que, não faz transacções, que geram comissões, as principais firmas de investimento estão fora de causa. Discount brokers de bancos e companhias de seguros podem exigir um mínimo, digamos, de $5,000.00 para não cobrarem “custos de administração”. Uma alternativa é a firma independente CREDENTIAL DIRECT. Credential pertence às Credit Unions, não requer balanços mínimos e as comissões são baixas. Além disso, está considerada como a melhor firma entre as independentes.

Leitor A. R. – Tenho ouvido muita informação acerca de “Income Trusts” e que oferecem dividendos elevados. Gostaria de ter mais informação.

BOLETIM: - Income Trusts oferecem distribuições numa “tax-eficient basis.” Há quatro tipos de Income Trusts: Business, REITS, Utility e Resource.

No lado positivo, distribuições são geralmente elevadas (mas maior a distribuição, maior o risco); no negativo, como os lucros são distribuídos aos investidores, não restam muitos fundos para crescimento das empresas.

Em 2011 Income Trusts começarão a pagar impostos corporativos. Uma excepção serão os REITS.

Recentemente, devido à crise económica, alguns trusts reduziram as distribuições, enquanto outros suspenderam-nas totalmente.

Leitor J. M. C. : - Passo muito tempo na internet e leio muitas páginas. O BOLETIM aparece irregularmente, geralmente atrasado. Não seria óptimo ter uma periodicidade certa?

BOLETIM : - O leitor tem razão. Fazemos sempre os possíveis por aparecer nos primeiros dias do mês, mas por vezes temos outros problemas que nos impossibilitam de o fazer. Tentaremos sair no primeiro do mês, mas não podemos garantir que o possamos fazer.

Leitor A. B. : - O que são clubes de investimento?

BOLETIM : - Um clube de investimento forma-se quando um grupo de pessoas decide investir em conjunto.

Geralmente, clubes de investimento reúnem-se, uma vez por mês, para discutir as decisões a tomar. Espera-se que cada participante contribua para as decisões. Membros devem concordar em diversos aspectos: diversificação, estratégia de saída, etc.

Investors Assotiation of Canada fornece formas que explicam as diligencias a fazer para legalizar clube de investimento.

INCOME TRUSTS EM 2011

A partir de 2011 Income trusts passarão a pagar impostos tal como as corporações.

Não se espera que haja grandes alterações nos preços das unidades, pelo menos no que diz respeito a esta alteração, pois que o mercado já está a levar em consideração essa aplicação de impostos. Os próprios Income Trusts estão a reduzir distribuições em antecipação da nova lei.

Alguns trusts estão a alterar os estatutos e a registar-se como corporações; outros, sujeitos aos mesmos impostos do que corporações, manter-se-ão como trusts, evitando assim despesas legais de transformação.

REITS (Real Estate Investment Trusts) estão isentos da nova lei, desde que se mantenham dentro das exigências fiscais do governo.

Dividendos de trusts, excepto REITS serão considerados como dividendos de corporações, beneficiando assim do dividend tax credit.

(13 de Novembro de 2009)

Comentários? Escreva

Voltar ao Índice.


Copyright © 2009 Álvaro Trigo